Manifesto: Desconstruindo o Recrutamento e Seleção!

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Aqui você NÃO vai encontrar o guia definitivo de recrutamento e seleção com processos e técnicas profissionais. Esqueça e-book de grandes plataformas. Vamos falar de uma nova ótica, onde recrutamento é a intersecção de pesquisa, marketing e vendas.

Você precisa aprender que recrutamento para pequenas empresas é uma rotina como outra qualquer.

Se atender bem é uma meta, recrutar bem deveria ser.

Limpar sua empresa é uma rotina, fazer marketing das vagas da sua empresa também deveria ser.

Por isso aprenda que todos os dias as pessoas são impactadas por centenas de propagandas sobre tudo, inclusive ofertas de empregos, então entenda que para você recrutar rápido e melhor, o que você tem que fazer é criar uma rotina ou uma ter uma plataforma que faça isso de forma simplificada e automática para sua empresa.

Turnover é uma realidade para todas as empresas, com a diferença que para pequena empresa, ela pode significar o fim dela. Por isso invista tempo e recuros para mitigar esse risco e estar próximos para quando ele acontecer novamente.

Recrutamento na CVREC: Pesquisa + Marketing + Vendas

🔍 Pesquisa: Candidato e RH se pesquisam

  • Informações Detalhadas: Empresas e candidatos precisam compartilhar o máximo de informações. Isso inclui salários, benefícios, responsabilidades da vaga, habilidades técnicas e deficiências, escala de trabalho, endereço, etc. Esse dois últimos são os motivos de desistência de um canidado, os primeiros são os que atraem candidatos.
  • Transparência: Ocultar informações gera problemas futuros, como alta rotatividade e candidatos desalinhados.
  • Pesquisa Mútua: Ambos os lados devem investigar um ao outro para garantir um encaixe perfeito, por isos descrever a vaga com riquesa de detalhes reduzem as perguntas sobre durante o processo.

📢 Marketing: Quanto mais preciso e recorrente melhor

  • Publicação Estrategicamente: Publicar vagas em plataformas gigantes é como anunciar maquiagem na TV aberta: atinge muita gente, mas poucos interessados.
  • Segmentação: Publique sua vaga onde seu público-alvo está.
    Cozinheiros: Alunos e ex-alunos de escolas de gastronomia, grupos de WhatsApp de cozinheiros. Programadores Python: Murais de vagas em escolas de programação, canais de YouTube sobre Python.
    Bartenders: Escolas de formação de bartenders, seguidores de canais de YouTube de bartenders.
  • Foco em Comunidades: As pessoas aprendem e se especializam em nichos específicos. Publicar suas vagas onde elas estão se aperfeiçoando.
  • Tão importante quanto onde publicar é a recorrência de publicação, aqui é onde a maioria das empresas falham. Rotina de publicação e compartilhamento, se uma propaganda é efêmera, seu post de vaga de empros também é. Por isso, crie uma rotina de compartilhamento e publicação!

💼 Vendas: Todo munto se vende

  • Alinhamento de Expectativas: É hora de vender a oportunidade para o candidato e o candidato vender suas habilidades para a empresa.
  • Descrição Clara: Vagas bem estruturadas, com descrições claras de responsabilidades, local de trabalho (remoto ou híbrido), benefícios e salários.
  • Onboarding Eficaz: Garantir que o candidato se adapte bem à empresa é fundamental para o sucesso a longo prazo.
  • Relacionamento de Longo Prazo: Venda a posição de forma a atrair candidatos dispostos a um compromisso duradouro.

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