Recrutamento por Proximidade
Você já notou como, hoje em dia, pedimos motorista por app, optamos pelo delivery, assistimos ao streaming em casa? O que mudou? Proximidade. Vivemos numa geração que valoriza a conveniência. Talvez você já tenha chamado um carro pelo aplicativo mesmo com um ponto de táxi logo ali. Hoje, as pessoas querem comodidade, e isso se confunde com proximidade.
Há alguns anos, apenas a pizza era delivery; hoje, tudo pode chegar até nós. Por que ir ao cinema, se podemos ver o filme em casa, pausar, pedir um delivery pelo app e esperar os amigos com ajuda de um motorista de aplicativo? Nas grandes cidades, deslocamento é uma questão relevante. A mobilidade agora significa mover-se quando e como queremos.
Essa realidade também afeta o mercado de trabalho: as pessoas preferem empregos híbridos ou próximos de casa. A geração atual valoriza o acesso em vez da posse — preferem ter acesso a um app de transporte do que a um carro próprio. Isso deve fazer sua empresa refletir sobre como essa mudança impacta o negócio.
Se sua empresa possui vagas operacionais, já pensou em recrutar colaboradores na vizinhança? Por que não enviar vagas para associações de bairro, igrejas, escolas técnicas e faculdades EAD? Em vez de depender de plataformas de emprego tradicionais, adote a realidade da proximidade: divulgue suas vagas em grupos de WhatsApp locais ou converse com líderes comunitários.
Lembre-se, no Brasil, mais de 80% da população adulta não tem nível superior. Então, se 80% das suas vagas são operacionais, por que investir 80% dos recursos em um processo ultrapassado?
Assim como as empresas migraram das mídias tradicionais para as redes sociais, por que não inovar no recrutamento também?
Se as empresas se tornaram marqueteiras e educadoras, por que não podem ser recrutadoras independentes? (Tema do nosso próximo post 😉)
No responses yet